ASSEMBLEIA DE DEUS

Por que a moral está tão desmoralizada?

COMPARTILHE NAS SUAS REDES

wpid-etica_e_moral_c0506217-9e86-4db7-af22-d16fc9e6eb61-2015-01-26-13-08.jpg

Intelectuais ateus e agnósticos — amantes da “diversidade”, adoradores do laicismo e inimigos figadais da cosmovisão judaico-cristã — acreditam que a educação moral é inútil e ultrapassada. Dizem os tais “especialistas” que o mais importante é a educação intelectual. Ora, eles se esqueceram de que Osama bin Laden tinha doutorado de uma universidade norte-americana?! Não se lembram eles de que a Alemanha nazista era o país mais culto do mundo, a pátria de Kant, Goethe e Bach?!

Como expoente cristão, a despeito de crer, em primeiro lugar, no poder transformador do Evangelho (2 Co 5.17), também estou convencido de que a educação moral é imprescindível e fundamental. Penso que a educação intelectual é insuficiente para a formação de um indivíduo. E é triste constatar que, na atualidade, tudo o que diz respeito à moralidade é visto, pejorativamente, como “cristão”, “retrógrado” e “fundamentalista”. Como disse certo cronista, a moral está tão desmoralizada que chamar alguém de moralista é o mesmo que xingá-lo.

Os responsáveis pela educação brasileira, especialmente nos últimos dez ou doze anos, têm desprezado os valores morais. Não existe mais no currículo do Ensino Fundamental uma disciplina essencial chamada Educação Moral e Cívica. No Ensino Médio, da mesma forma, não se dá a devida ênfase aos valores morais, como se estes pudessem ser ignorados ou desprezados. E, no Ensino Superior, na área de ciências humanas, a disciplina Ética Cristã só existe para que professores ateus e agnósticos tenham a oportunidade de desconstruir os valores judaico-cristãos.

Como consequência disso, vemos imperar nos mais diversos segmentos da sociedade — especialmente na esfera política — o egoísmo, a desonestidade e o maquiavelismo; tudo pode ser relativizado no campo da moralidade. Maquiavel disse, por exemplo, que um grande bem apaga pequenos males. E, com base nessa ética relativizadora, não há mais certeza quanto ao que é certo e ao que é errado. Diante do exposto, a mensagem de Deus para o seu povo continua sendo a mesma, desde o primeiro século: “não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento” (Rm 12.2).

Ciro Sanches Zibordi

http://www.cpadnews.com.br/blog/cirozibordi/apologetica-crista/125/por-que-a-moral-esta-tao-desmoralizada.html

COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Facebook
Twitter
WhatsApp