ASSEMBLEIA DE DEUS

Fieis escrevem à mão Bíblia com quase três metros de comprimento

COMPARTILHE NAS SUAS REDES

biblia_a_mao_02Para comemorar os 50 anos da Igreja Assembleia de Deus em Altônia, na região noroeste do Paraná, o pastor Vicente Mariano desafiou os fieis a escreverem a Bíblia toda à mão. O desafio foi aceito por 132 pessoas que durante um ano se dedicaram a transcrever capítulos e versículos do Livro Sagrado para mais de 3 mil páginas. Com o trabalho concluído, os 66 livros somam aproximadamente três metros de comprimento. A comunidade conheceu o projeto pronto no domingo (6) durante as comemorações de aniversário da igreja.

O projeto em comemoração ao Jubileu de Ouro também teve a intenção de incentivar a leitura entre os fieis. O pastor Mariano conta que boa parte dos evangélicos da igreja nunca leu a Bíblia completamente. “É muito difícil fazer com que as pessoas leiam a Bíblia de uma ponta à outra, por isso o projeto também serviu para aproximar as pessoas da Palavra Sagrada e fazer com que elas se apaixonassem por aquilo que estavam escrevendo”, detalha o pastor.

A obra mobilizou famílias inteiras e muitos colaboradores deixaram o cansaço de um dia de trabalho de lado para se dedicar à escrita. “A gente não tem estudo, mas foi muito gratificante participar porque a minha esposa e filhos também colaboraram”, afirma o pintor Odair José Moreira que fez do projeto uma rotina diária e um programa familiar.

Ao ver o trabalho concluído, a estudante Amanda Rithiely, de 16 anos e a mais jovem dos escritores, se impressiona. “Saber que Deus um dia uniu e deu a missão para cada homem escrever essas palavras, e agora sou eu que vou passar os ensinamentos para outras gerações, é um orgulho”, comemora.

Para a confecção dos livros, os organizadores do projeto não impuseram regras ou restrições. Cada pessoa imprimiu nas páginas que escreveu características próprias, como a forma e tamanho da letra e organização do texto na folha. Conforme Mariano, a ideia era construir um projeto artesanal, mas que ao mesmo tempo fosse original. “A única revisão que fizemos foi a de conferir se os números de capítulos e versículos estavam certos. Não era a nossa intenção interferir no trabalho de quem, voluntariamente, colaborou com o projeto”, esclarece o pastor.

O manuscrito ficará em exposição na igreja em Altônia, que está localizada na rua XII De Dezembro, 835, no Centro. Depois será enviada para a biblioteca da Faculdade de Administração, Ciências, Educação e Letras (FACEL), com sede em Curitiba, capital do estado. A intenção é que mais pessoas tenham contato com o trabalho e que a escrita seja valorizada nos próximos anos. “Daqui a 20 anos as crianças que nasceram hoje vão estar na faculdade e não vão mais escrever nada. Com esta bíblia elas terão noção de escrita e poderão realizar pesquisas em cima do que foi produzido”, sustenta o pastor Vicente Mariano.

 

Fonte: G1

COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Facebook
Twitter
WhatsApp