ASSEMBLEIA DE DEUS

“PENTECOSTALISMO BÍBLICO E FALSOS PENTECOSTALISMOS”

COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Líderes da rua Missão de Azusa, 1907. Assentados: Irmã Evans, Hiram W. Smith, William Seymour, Clara Lum. Segunda fileira, estando): mulher não identificada, irmão Evans (segundo as informações recebidas primeiro homem para receber o batismo no Espírito Santo na rua de Azusa), Jennie Moore (Sra. William Seymour), cozinheiro de Glenn A., Florença Crawford, homem não identificado e a irmã Princess. A filha de Florença Crawford, Mildred, sentada no colo de Hiram Smith. O Pr. William Seymour, que sentiu os efeitos da segregação racial, não participava das aulas, quando pequeno, com seus colegas brancos, mas as assistia do corredor. Segundo relatos, chegava a orar c. de 7 horas por dia, clamando a Deus por mais experiências com Ele.

Ser pentecostal é ser irracional”. É isto o que alguns pensam. Devido aos desvios doutrinários que levam o nome de “pentecostalismo”, todo o Movimento Pentecostal está sendo manchado. Mas não podemos deixar a chama apagar! O pentecostalismo é bíblico, e um culto legitimamente pentecostal encaixa-se perfeitamente nos padrões das Sagradas Escrituras. Os frutos do verdadeiro pentecostalismo são bons, todavia, os dos falsos são maus.

Mas, apesar das pedras no caminho, devemos combater os falsos ensinos e não largar mão da inerrante e infalível Palavra de Deus. Prossigamos, portanto, revestidos de poder proclamando o Evangelho de Cristo!

O nome “pentecostalismo” vem da palavra “Pentecostes”, haja vista ter sido na Festa de Pentecostes que os discípulos de Jesus receberam a virtude do Espírito (cf. At 1.8; cap. 2). Os pentecostais cremos no batismo bíblico no Espírito Santo que nos é dado por Deus mediante a intercessão de Cristo, com a evidência inicial de falar em outras línguas (ou não), conforme a Sua vontade, e na atualidade dos dons espirituais distribuídos pelo Espírito Santo à Igreja para sua edificação, conforme a Sua soberana vontade. Isto é pentecostalismo.

Esse movimento é bíblico. Desde o Antigo Testamento, Deus o prometia e, no cenáculo, a promessa foi cumprida. No tempo da Igreja Primitiva, muitos crentes eram batizados no Espírito Santo. Nos tempos hodiernos, a chama do Espírito foi reacesa em 1906, nos EUA, Califórnia, Los Angeles, na Rua Azusa. O pastor metodista – e filho de batistas – William Seymour liderou esse movimento.Naquele dia, muitas pessoas foram batizadas no Espírito Santo e receberam os dons espirituais, rendendo-se – aos prantos – aos pés do Senhor. A partir daí, o Movimento Pentecostal cresceu e chegou ao Brasil em 1910.

Desde então, o pentecostalismo tem tomado proporções gigantescas, e juntamente com ele deturpações têm surgido. Alguns ditos “pentecostais” que manipulam a Palavra de Deus fazem das igrejas verdadeiros circos. Portanto, faz-se necessário definirmos o que não é o pentecostalismo:

1) Pregadores que se prendem a jargões sem nexo, ministram palestras motivacionais no momento da exposição bíblica e gritam o tempo inteiro.

2) Pessoas que fazem manifestações exóticas na igreja, que escandalizam quaisquer descrente – e até os crentes.

3) Pastores que transformam o culto em ritual semelhante à bruxaria, banalizando os dons espirituais e manipulando a manifestação do Espírito.

Uma igreja onde ocorrem estas três coisas não é legitimamente pentecostal. O pentecostalismo é um movimento bíblico, e suas doutrinas também são. Um culto legitimamente pentecostal não ignora 1 Coríntios 14; antes, oferece um culto racional a Deus, com ordem e decência.

Não obstante, devido aos falsificadores do Evangelho, alguns dizem que o pentecostalismo dá maus frutos. Mas isso não é verdade. Há algumas deturpações do pentecostalismo bíblico, porém não é de se estranhar, pois pessoas que apostatam da fé há em qualquer segmento religioso. Jesus predisse isso. Se, por causa dessas pessoas, dissermos que o pentecostalismo dá maus frutos, poderíamos dizer que, por causa dos falsos profetas, o cristianismo dá maus frutos.

Na verdade, as conseqüências do Movimento Pentecostal são ótimas. Os dons espirituais edificam a igreja e o batismo no Espírito Santo dá mais ousadia, fervor e espiritualidade ao cristão. Portanto, bons são os frutos do pentecostalismo.

Entretanto, como já disse, há pessoas que manipulam a Palavra de Deus, e então há falsas manifestações do Espírito Santo. Hoje, há o pseudo-pentecostalismo, o deuteropentecostalismo, etc. Deturpações do bíblico Movimento Pentecostal. Esses novos segmentos trazem modismos prejudiciais à Igreja de Cristo. O G-12 e a Teologia da Prosperidade são exemplos disso. Em decorrência deles, vemos cristãos que colocam o que é principal como secundário e o que é secundário como principal. Materializam o espiritual e espiritualizam o material. Buscam as outras coisas, para depois buscarem o Reino de Deus e sua justiça. Ajuntam tesouros na Terra, e não no Céu.

Sal grosso, fita vermelha, oração por copo d’água, manto de prosperidade, “batismo no Espírito Santo” para glorificar ídolos, falsas línguas, falsos dons… Não há base bíblica para isso. E essas coisas são frutos do pentecostalismo? Não! É fruto dos manipuladores da Palavra da Verdade.

Portanto, meus irmãos, saibamos que ser pentecostal não é ser irracional. O pentecostalismo é bíblico, e seus frutos são excelentes. Contudo, sempre há aqueles que dizem o que a Bíblia não diz e mancham o nome de todo um povo. Afastemo-nos, pois, dos falsos ensinos e não larguemos a Palavra de Deus. Busquemos o batismo no Espírito Santo e os dons espirituais para sermos testemunhas eficazes de Jesus até os confins da Terra!

Fonte: Caderneta de Rascunhos

COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Facebook
Twitter
WhatsApp