ASSEMBLEIA DE DEUS

Notícias de nossos Missionários no Senegal – Junho 2011

COMPARTILHE NAS SUAS REDES

“Jesus respondeu: “Ninguém que põe a mão no “Cajandal” e olha para trás é apto para o Reino de Deus”. (Lucas 9:62)

(Veja a Galeria de fotos no final do texto)

O Cajandal é um instrumento típico em muitas etnias africanas para o cultivo do solo, como vemos nas imagens. Ele é uma espécie de arado manual. Em Casamance podemos ver os Diolas entrando no arrozal no período de preparação do solo. Homens, mulheres e meninos cada um com o seu cajandal na mão. Centenas deles. A cultivação é a primeira etapa do processo. O Canjandal é passado sobre o solo tirando o mato e já o deixando pronto para ser plantado.


Certa vez, quando ainda estávamos em Bouroufaye na Casamance, parei um pouco para ver  o nosso vizinho Vicente Manga enquanto ele preparava o solo para plantar as mudas de arroz. Notei que seus netos pequenos estavam atrás dele a uns 20 metros. De tempos em tempos Vicente parava para lhes chamar a atenção pois ficavam mais brincando que trabalhando. Neste momento as linhas que ele vinha fazendo começavam a fazer curvas e ele tinha que retomar a reta para aproveitar bem o espaço. Logo que percebi isto  lembrei da passagem bíblica de Lucas 9:62 e senti o Senhor falando comigo. “Olhe somente para frente”. “Fixe seus olhos no seu alvo, no seu objetivo”.

Quando compreendemos os aspectos particulares do trabalho Missionário vemos que cada estagio desta obra é importante. Seja preparando o solo, seja semeando a semente ou colhendo os frutos. Neste versículo Jesus nos adverte sobre este primeiro momento pois é considerado de suma importância para todo o processo. E como pude constatar isto nos campos de arroz em Bourofaye. Esta é a etapa mais dura e penosa. Demanda força física e  concentração para o bom aproveitamento do espaço a ser cultivado. Quando a linhas saem curvas há perda de terreno.

Romper o solo com o arado e prepara-lo para a semeadura sem duvidas não é coisa fácil.  Não podemos olhar para trás um só instante. Como o exemplo de Jesus que teve um  só rumo o do calvário e o subir a cruz por nós. E que para isto suportou todos os castigos e açoites para cumprir este proposito. Assim sejamos nós que nos propomos a servi-lo neste primeiro em sua obra. Temos um alvo que é o de alcançar as vidas propagando o Evangelho de Salvação.  Se desviarmos nossa atenção e olharmos atrás perderemos o foco assim como também, deixaremos de ganhar terreno no processo de pregação da palavra. Atrás de nós não existe outra coisa se não o mundo e seus prazeres. O velho homem que fomos e as antigas obras. No contexto missionário temos pais, família, casa, amigos, profissão. “Há como era boa nossa vida” é o que as vezes somos tentados a pensar. E olhamos para o que somos e fazemos hoje e, em meio as provações e privações, as lutas, combates, cuidados, tristezas e dores e mesmo assim sermos  impulsionados a cada dia a continuar, pois temos diante de nós o nosso alvo e é lá que pretendemos chegar. Ver vidas salvas, santas e que glorifiquem ao Deus verdadeiro. “E todos os que tiverem deixado casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou campos, por minha causa, receberão cem vezes mais e herdarão a vida eterna.” (Mateus 19:29)

Hoje, morando na região norte do Senegal, vejo que este país ainda é um campo com muitas áreas a serem cultivadas. Diferente do sul, onde estávamos, existem muitos villages ainda sem a presença do evangelho. Pedimos aos irmãos que continuem orando por todos aqueles que já tem posto a mão no arado por esta nação e que tem preparado o solo deste país para receber a boa semente. Oramos para que mais vidas possam ouvir o chamado do Senhor para também virem aradar e semear estas terras. E para que possamos ver a grande colheita do Senhor nesta nação.

 

Pedidos de Oração:

 

Yaakar Ecole de Foot Gorm 1

Temos tido da parte de Deus um bom momento com os garotos. Além dos jogos amistosos que temos realizado com outras escolas também tivemos a oportunidade de sair com eles pela primeira vez a um outro village e isto foi muito bom. Também pela primeira vez realizamos uma reunião com eles em nossa casa e vimos juntos um filme que mostra o testemunho de vários jogadores que são cristãos. Eles assistiram e sei que a mensagem que ouviram ficou gravada nos seus corações. Eles são lebous e contamos nos dedos a quantidade de lebous convertidos no Senegal mais cremos num milagre de Deus para estas vidas no plano do Senhor para cada uma delas.

Continuamos orando pela necessidade de um novo jogo de camisas e de novas bolas e contamos com o apoio dos amigos e irmãos neste projeto.

 

Grupos Familiares:

Este mês nosso irmão Aimé começou a visitar uma nova família. Eles moram  em Gorom 1 e são católicos. Ha uma outra família que também temos visitado em Bayakh, estes são Diolas. Esperamos aos poucos começar a frequentar estas casas e também podermos começar a partilhar o evangelho com eles. Nosso intuito é de aumentar o numero de grupos familiares e para isto contamos com as orações dos irmãos.

Esta semana em Kayar perguntamos ao senhor Diatá se ele já havia refletido sobre a possibilidade de se tornar um cristão. Ele disse que sim e que isto irá acontecer em sua vida. Mais disse também que não seria uma coisa fácil pois significaria estar rompendo com a tradição, a família e os amigos e que ele conhecia de já as dificuldades que enfrentará com isto. Disse-lhe que ele não estará só quando este momento chegar. Existem já muitos parentes seus Balantes Manés (como Aimé) que já abraçaram a fé em Jesus e que com certeza lhe apoiaram. Também que ele contasse com o apoio de todos nós que somos servos do Senhor. Estaremos do seu lado em oração, amém irmãos.

 

Gravidez de Jane:

Continuamos na expectativa de saber o sexo de nosso filho apesar de muitos já terem dito que desta vez será um menino. Amém, mais que seja feito a vontade do Senhor.  Seja o que for estaremos felizes da mesma forma com mais este presente do pai para nós.

Continuamos orando pelo os recursos necessários para o seu parto. Precisamos do valor de 3.500 reais. Estamos orando muito neste proposito e contamos também com o vosso apoio!

 

Senegal:

Estamos vivendo um tempo de muitos protestos por aqui por conta das eleições presidenciais no ano que vem. Muitos não aceitam a recandidatura do presidente da republica para um terceiro mandato e dizem que por conta de sua larga idade passará o poder a seu filho se for eleito. O filho também não é querido pelo povo e isto tem sido o maior de todos os motivos para os protestos.

Próximo de onde estamos uns cinco quilômetros em Sagalkam já aconteceram vários protestos. Um homem foi morto e a policia tem acampado lá a vários dias para controlar a aérea.

Os últimos foram contra um projeto de lei que foi enviado a câmara dos deputados pelo presidente para ser aprovado. Projeto que institui o cargo de vice-presidente, que até então não existe, e que dava o direito de elegível aquele que atingisse o mínimo de 25% dos votos validos. Quase que estoura uma guerra civil por conta disto. Houve um ataque a câmara dos deputados e muitos carros e ônibus foram queimados. O projeto foi retirado no outro dia pelo presidente.

Houve também um protesto realizado por um confraria islâmica contra os Testemunhas de Jeová e outras igrejas cristãs que, segundo eles praticavam curandeirismo em seus cultos. Foi um outro quebra a quebra com alguns comércios também incendiados, sobre tudo, os que comercializavam bebida alcoólica. Um tenda que servia de local de culto para uma igreja foi incendiada e outras que não eram “Testemunhas de Jeová” também foram atingidas. Isto de certa  forma produz uma má influencia sobre a população e estimula a perseguição contra os crentes.

Por conta dos constantes cortes de energia também ouve protestos e mais uma vez o estado de pânico foi instalado semana passada na cidade de Dakar e em outros villages.

Orem pedindo paz a esta nação. Pelas eleições em 2012. Para que o Senhor continue dando graça a sua Igreja.

 

Testemunho:

Nosso irmão Idrissa, o Peule recém convertido, vive a cada dia novas experiências com Jesus. Ele diz que a fé é algo extraordinário o que não tinha antes com sua antiga religião. Um outro dia quando cheguei com Aimé em sua casa, como de costume, deixamos as sandálias a porta. Nossas sandálias são de couro sintético e, segundo ele, são muito bonitas e que até então não tinha uma destas. Ele olhou-as e, na sua mente, fez uma oração a Jesus para também andar com sandálias como aquelas. A tarde foi chamado por um homem para fazer um trabalho. Idrissa é carpinteiro e o serviço era reparar e fazer alguns bancos de madeira. O homem que lhe chamou trabalha fazendo sandálias de couro. No meio da discursão pelo preço do trabalho ofereceu uma sandália novinha de couro ao Idrissa como pagamento que aceitou de pronto. Ele conta isto com alegria falando da rapidez com que teve resposta a sua oração. Gloria a Jesus. Parece algo simples mais, para quem viveu toda a sua vida sem alguma resposta as sua muitas orações diárias, é no mínimo impressionante. Ele orava a um deus que é impessoal e que não se relaciona com os seu fieis e isto agora  sem duvida lhe dar provas de que hoje ora ao verdadeiro Deus. Continuemos orando para que continue nesta fé e para que tenha mais e mais provas do cuidado do Pai para com a sua vida.

 

Amém.

Em Cristo e a Ele toda a Glória.

Ev Emilson, Jane e Elisama
Tel: ( 0022177) 3808604 / 773389432

Banco Bradesco
Ag: 452
Cc: 153 785-7

 


 

COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Facebook
Twitter
WhatsApp