ASSEMBLEIA DE DEUS

EBD Lição 9 – A Oração e a Vontade de Deus

COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Pr. Adilson Guilhermel

Texto Bíblico: João 15.7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis o que quiserdes, e vos será feito.
Leitura Bíblica em Classe: João 14.13-17; 15.7; I João 5.14,15

APRENDA A ORAR E ALCANCE A VONTADE DE DEUS


1. A ORAÇÃO SÓ É EFICAZ PARA QUEM PERMANECE EM CRISTO

* O Senhor não responde oração que é contrária a sua glória – João 14.13 E tudo quanto pedirdes em meu nome, isso farei, a fim de que o Pai seja glorificado no Filho. Provérbios 1.28 Então clamarão a mim, mas eu não responderei; de madrugada me buscarão, porém não me acharão.
* O Senhor condiciona toda petição a autoridade do seu nome – João 14.14 Se me pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei. Mateus 28.18 E, chegando-se Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra.
* O Senhor exige unidade com Ele através da nossa comunhão – João 14.15 Se me amais, guardareis os meus mandamentos. Gálatas 2.20 Já estou crucificado com Cristo; e vivo, não mais eu, mas Cristo vive em mim; e a vida que agora vivo na carne, vivo-a na fé do Filho de Deus, o qual me amou, e se entregou a si mesmo por mim.

2. A ORAÇÃO SÓ É OUVIDA QUANDO HÁ OBEDIÊNCIA ESPIRITUAL

* Creia que é o Espírito Santo o pleiteador das nossas causas – João 14.16 E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, a fim de que esteja para sempre convosco, Romanos 8.26 E da mesma maneira também o Espírito ajuda as nossas fraquezas; porque não sabemos o que havemos de pedir como convém, mas o mesmo Espírito intercede por nós com gemidos inexprimíveis.
* Saiba que o Espírito Santo opera em quem busca conhece-lo – João 14.17a… o Espírito da verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê, nem o conhece; I Coríntios 2.12 Mas nós não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito que provém de Deus, para que pudéssemos conhecer o que nos é dado gratuitamente por Deus.
* Entenda que o agir do Espírito Santo requer vida santificada – João 14.17b…vós o conheceis, porque ele habita convosco e estará em vós. I Coríntios 3.16 Não sabeis vós que sois o templo de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós?

3. A ORAÇÃO SÓ É ATENDIDA QUANDO É FEITA CORRETAMENTE

* É preciso entender que Deus quer uma postura sincera – I João 5.14 E esta é a confiança que temos para com ele: que, se pedirmos alguma coisa segundo a sua vontade, ele nos ouve. Tiago 4.3 Pedis, e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites.
* É preciso entender que Deus atende a um coração franco – I João 5.15 E, se sabemos que ele nos ouve quanto ao que lhe pedimos, Salmos 51.17 Os sacrifícios para Deus são o espírito quebrantado; a um coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus.
* É preciso entender que Deus ouve quem é movido por fé – I João 5.15…b estamos certos de que obtemos os pedidos que lhe temos feito. Hebreus 11.6 Ora, sem fé é impossível agradar-lhe; porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que ele existe, e que é galardoador dos que o buscam

COMPARTILHE NAS SUAS REDES

Facebook
Twitter
WhatsApp